Be-a-bá das bebidas
Bebidas

São muitas as opções de bebidas para uma festa: vinhos, espumantes, caipirinhas, drinks clássicos  e cervejas. Saiba como acertar na escolha e levar o melhor para a sua festa.

Organizar uma festa, seja de casamento, evento social ou aniversário, não é uma tarefa fácil, são muitos itens a serem definidos, entre decoração, atrações, cardápio e tantos outros. E nesse cenário, as bebidas tem um papel especial. É importante ter clareza do que será servido e da quantidade que deve ser providenciada. Água, é claro, não pode faltar, mas como definir as demais opções?

Para Ricardo Tomasi¹, sommelier, uma boa dica é pensar na harmonização das bebidas com o cardápio escolhido. E escolher algo que combine com várias possibilidades de pratos a serem servidos torna a tarefa mais fácil e assertiva. “É comum acabar optando pelos espumantes, pois eles combinam com diversos tipos de receitas e com os mais inusitados ingredientes”, aconselha Tomasi.

Contar com a ajuda de um sommelier também é uma ótima saída. O profissional poderá indicar as melhores alternativas para cada sugestão de menu. “Esse especialista poderá orientar na escolha da bebida certa, de acordo com o que será servido”, acrescenta. E para aqueles que fazem questão de contar com uma carta de vinhos, Tomasi é categórico. “O ideal é optar por tipos de corpo leve, como o Pinot Noir, ou por aqueles de corpo médio, como o Merlot”, contemporiza.

cópia de IMG_6409

E os cuidados não param por aí! Na hora de definir as quantidades, leve em consideração o porte de seu evento e o volume de pessoas realmente confirmadas. “O fornecedor contratado poderá ajudar com esses cálculos, de acordo com o tipo de bebida. Geralmente, usamos a base de uma garrafa de espumante para cada três pessoas e uma de vinho para cada sete”, afirma o especialista. Além disso, o clima também pode interferir nas suas escolhas. No calor, procure servir bebidas mais leves, enquanto no inverno o ideal é apostar em algo encorpado. “O consumo maior sempre será o de espumante, seguido por caipirinhas e drinks especiais. Já o whisky, que também está sempre presente, ganha mais espaço entre o público masculino”, acrescenta.

Escolhas feitas é hora de se preocupar com qualidade da prestação do serviço, da entrega até o armazenamento. “Procure por lojas especializadas, pois isso é uma garantia de que as garrafas foram bem acondicionadas, diferentemente dos supermercados. Além disso, você tem a garantia de entrega e com isso tem tempo suficiente de deixar tudo na temperatura correta”, conclui Tomasi. Uma boa opção também é contratar empresas que trabalhem com uma reserva em consignação para o evento ou com o serviço conhecido como “SOS”, para atender demandas de emergência, assim, você evita contratempos causados pelo consumo maior do que o programado e não deixará os convidados sem bebidas.

 

¹Ricardo Tomasi é sommelier e proprietário da Specialità Bebidas – representante da Casa Valduga em São Paulo.

Isa Ciampaglia

Isa Ciampaglia

Cheers

Isa Ciampaglia inovou no mercado com o evento Cheers Off, hoje chamado evento Cheers, que proporciona uma experiência de negócios surpreendente e vantajosa objetivando gerar negócios entre fornecedores do mercado de casamento, festas e o consumidor final. Hoje é um dos eventos mais reconhecidos do mercado por sua qualidade, curadoria e resultado imediato.


© 2016-2017 Cheers. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa