Dicas
Taça à mesa: qual a taça certa para cada tipo de bebida?

Aprenda todas as regras e acabe com suas dúvidas

Taças formam um mundo à parte: são inúmeros estilos e tipos diferentes, e cada uma possui o seu uso específico. Ou seja, cada tipo de bebida possui o tipo correto de taça para ser servida.

A variedade é realmente extensa. Por isso que, hoje, nós da Cheers vamos passar para vocês todas as regras de uso de cada taça e qual a sua finalidade e utilização. Dessa forma, você nunca mais irá errar ao colocar à mesa e ao apreciar um bom vinho!

Vinhos

Há uma taça ideal para cada tipo de vinho. No caso do vinho tinto, essa bebida precisa de maior espaço para oxigenação – quanto mais oxigena, mais intensifica seu aroma e potencializa seu sabor. Por isso, as taças de vinho tinto costumam ser maiores e, no momento do consumo da bebida, devemos encher apenas um terço de sua capacidade.

Já o vinho branco deve ser consumido em temperaturas mais baixas (muitas vezes, inclusive, gelado, caso seja do gosto do consumidor) e, por tanto, necessita de menos trocas de calor com o ambiente. Por isso, o vinho branco deve ser servido em taças com um corpo menor.

O vinho rose, em relação às taças, está entre o tinto e o branco. A taça perfeita é um pouco menor que a dos brancos, mas com o bojo (ou seja, a parte de cima) um pouco maior. Isso se deve ao fato de que os taninos presentes no rose são como os do tinto, por isso precisam de espaço para encorpar. Entretanto, possuem os aromas do branco, característica que também deve ser preservada.

Caso você não tenha uma taça específica para esse tipo de vinho, pode-se usar a do vinho branco sem qualquer problema.

Espumantes e champanhes

A taça de espumantes e champanhes são, talvez, as mais famosas e inconfundíveis. Chamam-se flûte (flauta, em português) e possuem o bojo grande e fino. Com essa forma, o perlage (as borbulhas, ou melhor, a efervescência da bebida) é preservado, assim como o aroma que continua totalmente presente.

Então, você já sabe: espumantes e champanhes são servidos em taças altas e finas.

Licor

O licor é uma bebida forte, mas muito saborosa e com ótima função digestiva. Por isso, é costume servi-lo logo após a refeição, acompanhado ou não de alguma sobremesa. E justamente por essa combinação de fatores (ser forte e ser servido após a refeição), sua taça é pequena, para que seja consumido em pequenas porções.

Há um costume muito famoso em algumas regiões do Brasil de servir o licor em pequenos cálices feitos de chocolate.

Martini

O Martini também é uma bebida muito famosa e inconfundível, pois é comumente servido nas famosas taças triangulares, uma vez que deve ser servido gelado, mas sem gelo.

Normalmente, martinis não são colocados à mesa – são apreciados em outras situações de convívio social, porém não durante as refeições. Mas, de qualquer forma, como é servido em taça, entrou na nossa lista.

Água

Apesar de existir, sim, taças específicas para água, essa é a única bebida que não há qualquer problema caso seja servida em alguma taça que não seja a específica de seu consumo. Afinal, a água não possui sabor que possa ser alterado, intensificado ou prejudicado. Normalmente, a taça para água é a maior dentre as que estão na mesa.

Bons vinhos

Não podemos nos esquecer, é claro, de que nada adianta se preocupar com as taças, se a bebida não for de qualidade. Principalmente para ocasiões especiais, é preciso pensar em bons vinhos para que todos os convidados possam desfrutar de incríveis viagens gustativas.

Por isso, sugerimos a vocês que escolham as bebidas com o JMatos Bebidas, que trabalha apenas com vinhos de qualidade, oferece ótima consultoria e o melhor, com benefícios exclusivos para os leitores Cheers. Aproveitem!

Pronto, a partir de agora, você terá a oportunidade de apreciar todas as bebidas da forma correta.

Beijos,
Isa


© Copyright – 2016 Cheers. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa
A Cheers utiliza imagens arrematadas em pesquisas diárias. Portanto, ressaltamos que algumas imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato pelo nosso formulário caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida.