Organizando seu casamento

Casamento sustentável: como organizar uma festa sem prejudicar o meio ambiente?

Isa Ciampaglia

por Isa Ciampaglia

Cheers

Conforme aprendemos mais sobre os impactos ambientais causados por hábitos do dia a dia, começamos a repensar nossas atividades para preservar este planeta que chamamos de lar. Sendo assim, as alternativas para um casamento sustentável estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis!

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias e adaptações que você pode aplicar na sua cerimônia para comemorar seu amor sem prejudicar a natureza.

Convites conscientes

Casamento sustentável: Convite Digitali - Cheers
(Foto: Convite Digitali)

Logo no primeiro passo da sua cerimônia, você pode realizar uma escolha sustentável: prefira convites digitais! Além de reduzir o uso de papel, você pode contar com a tecnologia para criar um design interativo que reflita a identidade visual do seu casamento.

Casamento sustentável: Atelier Papier - Cheers
(Foto: Atelier Papier)

Por outro lado, se você não quer abrir mão do tradicional envio dos convites, uma ótima opção é usar papéis reciclados ou do tipo semente. Dessa forma, eles podem ser plantados pelos convidados e cultivado como uma mudinha comum!

Opções para o cardápio

Casamento sustentável: opções para o cardápio - Cheers

Atualmente, as dietas veganas e vegetarianas estão reunindo cada vez mais adeptos, sendo assim, é importantíssimo contar com opções no cardápio para os convidados que possuem restrições alimentares.

Além disso, a redução de ingredientes de origem animal é uma ótima forma de reduzir o orçamento. Além de diminuir os efeitos causados pela produção destes produtos, como crueldade animal, emissão de gases carbônicos e até mesmo o desmatamento para a criação de pasto.

Lista de presentes

Para conscientizar os convidados e reduzir o consumo acelerado do dia a dia, alguns noivos optam por não fazer uma lista de presentes. Além disso, os casais mais engajados pedem doações a instituições que apoiam como um presente simbólico dos convidados.

Para as doações, é possível reunir apenas o dinheiro doado pela família e amigos, ou então angariar presentes físicos que podem ser direcionados para o objetivo da instituição, como cestas básicas, brinquedos e até mesmo roupas.

Decoração sustentável

Casamento sustentável: decoração sustentável - Cheers

Para a decoração, é interessante apostar em materiais que podem ser recicláveis, como papel reciclado para os guardanapos e descartáveis biodegradáveis. No bar, você pode reduzir o uso de plástico servindo drinks em copos de vidro ou canecas de metal individuais. Além disso, é importantíssimo deixar os canudos de lado, apostando em modelos de alumínio ou papel.

Alguns detalhes também podem fazer a diferença no seu casamento sustentável. Os cartões que indicam os assentos dos convidados podem ser feitos com papel de semente, que pode ser plantado depois do uso!

Casamento sustentável: decoração sustentável pinterest - Cheers
(Fotos: Pinterest)

Para a saída dos noivos, você pode trocar o clássico arroz por folhas ou pétalas secas que podem ser disponibilizadas pelo seu fornecedor de flores. É uma forma de evitar sujeira no espaço e dar uma nova utilidade aos materiais que iriam para o lixo.

Apoiando os fornecedores locais

Por fim, contar com fornecedores locais para o seu casamento sustentável é uma forma ideal de movimentar a economia da sua comunidade e reduzir a poluição causada pelo transporte de produtos de outras regiões.

No nosso Instagram (@cheerseventos) estamos sempre compartilhando os principais lançamentos e promoções dos nossos fornecedores, inclusive opções sustentáveis e conscientes para a sua celebração de amor.

Isa Ciampaglia

Isa Ciampaglia

Cheers

Isa Ciampaglia inovou no mercado com o evento Cheers Off, hoje chamado evento Cheers, que proporciona uma experiência de negócios surpreendente e vantajosa objetivando gerar negócios entre fornecedores do mercado de casamento, festas e o consumidor final. Hoje é um dos eventos mais reconhecidos do mercado por sua qualidade, curadoria e resultado imediato.

Mais assuntos relacionados

© 2016-2021 Cheers. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa