Organizando seu casamento

Guia do noivo: tudo o que ele precisa saber para o grande dia!

Isa Ciampaglia

por Isa Ciampaglia

Cheers

Assim como as noivas precisam tomar milhares de decisões sobre vestido, entrada, maquiagem e cabelo, os noivos também cumprem uma lista de escolhas para chegar ao visual final do grande dia. Pensando nisso, criamos o guia do noivo, com tudo que eles precisam para tomar as melhores decisões e chegar ao casamento na melhor versão deles mesmos!

Traje

Guia do noivo: terno clássico - Cheers
Guia do noivo: meio fraque - Cheers
Guia do noivo: fraque - Cheers
Guia do noivo: smoking - Cheers

Certamente, falamos muito sobre todos os detalhes ao redor do vestido da noiva, mas a verdade é que o traje masculino também exige diversas decisões sutis que podem fazer a diferença no resultado final.

Primeiramente, quando falamos em trajes tradicionais, podemos escolher entre 4 modelos diferentes:

  • Terno: é a combinação mais personalizável entre os trajes formais e, por isso, é a mais usada entre os noivos;
  • Meio fraque: é um ótimo meio-termo entre a tradição e o moderno, já que conta com a mesma combinação do fraque, mas com um paletó mais curto;
  • Fraque: famoso como terno estilo “pinguim”, por conta da longa cauda. A combinação é feita com calça, camisa, colete, gravata e paletó característico;
  • Smoking: é o que conhecemos como principal traje tradicional! Ele é composto pelo paletó, colete ou cinta de cetim, camisa branca, calça e gravata borboleta.

Entretanto, para casamentos ao ar livre e na praia, por exemplo, o noivo pode optar por trajes mais despojados, com tecidos mais leves que tragam mais conforto e mobilidade. Neste caso, eles podem deixar a gravata e a jaqueta do terno de lado, além de substituir o sapato por um tênis, criando um visual mais simples.

No fim das contas, tudo depende do estilo do noivo e quais peças o deixam realmente confortável no ambiente da cerimônia.

Gravata

Guia do noivo: gravata clássica - Cheers
Gravata borboleta - Cheers
Lenço cravat - Cheers

No guia do noivo, é claro que não podem faltar dicas importantes sobre o principal acessório do traje: a gravata!

Para aqueles que querem manter o visual tradicional, é interessante apostar no modelo clássico, que pode ser usado tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais, como o grande dia.

Entretanto, os mais modernos possuem diversas opções para ousar. A gravata skinny, por exemplo, funciona muito bem com modelos de ternos mais ajustados ao corpo. Por outro lado, o modelo borboleta e até mesmo o lenço cravat dão um toque único de personalidade à combinação.

Cortejo

De acordo com a tradição, o noivo é o primeiro a realizar a entrada, acompanhado de sua mãe. Entretanto, este é um momento completamente personalizável na cerimônia, já que alguns noivos preferem entrar com os dois pais ou um cumprindo uma ordem diferente.

Por fim, é importante escolher uma música e uma forma de entrada que te deixe confortável e confiante para viver esse momento único da melhor maneira!

Dia do Noivo

Dia do Noivo - Cheers
(Fotos: Reprodução/Pinterest)

Assim como as noivas aproveitam um dia de mimos de beleza com as madrinhas, eles também podem curtir o dia do noivo com a companhia dos padrinhos e amigos!

Geralmente, a arrumação e o dia do noivo acontecem em uma barbearia ou em um hotel, onde eles podem receber tratamentos para pele, massagens, cortes de cabelo e barba até a hora de subir ao altar. 

Entretanto, a celebração pode acontecer em qualquer lugar disponível, como o quarto do sítio em que o casamento acontecerá. O importante é que o noivo escolha atividades e convidados que deixarão o momento mais descontraído e relaxado.

Caso o lugar permita, também é interessante trazer alguns entretenimentos para o espaço, como uma mesa de sinuca ou um bar para os meninos se divertirem antes da grande festa!

Votos

Para o passo final do guia do noivo, é claro que não podiam faltar os votos, a declaração de amor personalizada que você poderá adicionar à cerimônia. Atualmente, a maioria dos casamentos conta com os votos para deixar o momento ainda mais íntimo e especial para o casal.

Primeiramente, é importantíssimo usar as suas próprias palavras e uma linguagem que te deixa confiante. Se você usar palavras complicadas demais, o texto simplesmente não parecerá genuíno, tanto para o público quanto para quem está compartilhando o altar com você.

Por mais que esse seja um momento especial para expressão do seu amor, tente ser breve, já que cerimônias longas demais não fazem muito sucesso entre os convidados. Garanta uma cópia em papel dos votos, para você consultar caso o nervosismo ou a emoção tomem conta.

Acima de tudo, fale com a voz do seu coração e aproveite este momento inesquecível ao lado de quem você ama! Para conferir mais dicas e novidades do mercado de casamento, siga o Cheers no Instagram.

Isa Ciampaglia

Isa Ciampaglia

Cheers

Isa Ciampaglia inovou no mercado com o evento Cheers Off, hoje chamado evento Cheers, que proporciona uma experiência de negócios surpreendente e vantajosa objetivando gerar negócios entre fornecedores do mercado de casamento, festas e o consumidor final. Hoje é um dos eventos mais reconhecidos do mercado por sua qualidade, curadoria e resultado imediato.

Mais assuntos relacionados

© 2016-2021 Cheers. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: mufasa